Costa das Dunas | Seu Pólo Turístico no RN

República Petiscaria - mais que um bar, a sua segunda casa.

Pontos Turísticos

IGREJA MATRIZ BOM JESUS DOS NAVEGANTES

CIDADE: TOUROS

Construída em 1800, ainda conserva traços coloniais e abriga a imagem do Bom Jesus dos Navegantes, mantêm a originalidade de seus traços.
Em 1º de janeiro é palco do mais belo movimento popular: a procissão do Bom Jesus dos Navegantes, com visitas de fiéis e turistas de praticamente todo estado.

Antiga Cruz Fronteiriço à Matriz do Bom Jesus

Em fins do século XVII para início do século XVIII, dizia a população tourense (antigos moradores), que as águas do mar quando subiam chegavam até o patamar da Matriz que ainda estava em construção. Os moradores locais se assustavam e não tinham meios para impedir que as águas não viessem até o patamar.
O Frei Serafim de Catânea vindo de Caiçara do Norte para morar em Touros (hoje seus ossos estão na cidade de Bom Conselho/PE, na Capela do Colégio das Irmãs Franciscanas), sabendo da situação mandou buscar na Mata do Urubu em Santa Luzia (distrito de Touros), madeira para construir uma cruz, e chanta-la em frente à Matriz para afastar as águas. “Por força da fé e providência Divina as águas se afastaram”.

Fonte bibliografica:
» SEBRAE/RN - PRODER - Diagnóstico e Plano Estratégico de desenvolvimento do Município de Touros/RN. 1999, 71p.
» PATRIOTA, Nilson - Touros: uma cidade do Brasil: Departamento E. de Imprensa. 2000, 476p.